A concessionária não
responde pelos eventuais danos experimentados pelo consumidor em caso de
lançamento de novos modelos de veículo, ou ainda, pela simples mudança
na nomenclatura do automóvel. Essas modificações são realizadas pela
montadora, cabendo à concessionária apenas comercializar o produto
fabricado. Com base nesse entendimento, os Desembargadores da 10ª Câmara
Cível do TJRS negaram indenização em ação ajuizada por proprietária
contra revenda de veículos.
Caso
A autora ajuizou ação de indenização por danos materiais e morais contra a Savarauto Comércio Importação e Exportação de Veículos. Relatou ter adquirido na revenda um automóvel marca Mercedes-Benz, modelo B 170, em 26/8/2009. Porém, no mês seguinte, a fabricante teria alterado o modelo do veículo para B 180, sem efetivar qualquer alteração no veículo.
Depois de fazer considerações a respeito da publicidade enganosa efetivada pela montadora do veículo, bem como a respeito do dano moral e material sofrido, a autora requereu a procedência da ação, com a condenação da Savarauto ao pagamento de indenização por danos materiais no valor de R$ 27 mil e danos morais.
A Savarauto contestou, rechaçando a alegação de que o lançamento do automóvel B180 tivesse provocado a desvalorização do veículo adquirido pela demandante.
Acrescentou que a diferença entre o valor pago pela autora pelo modelo B 170 e o valor de venda do modelo B 180 seria de no máximo R$ 16 mil.
Caso
A autora ajuizou ação de indenização por danos materiais e morais contra a Savarauto Comércio Importação e Exportação de Veículos. Relatou ter adquirido na revenda um automóvel marca Mercedes-Benz, modelo B 170, em 26/8/2009. Porém, no mês seguinte, a fabricante teria alterado o modelo do veículo para B 180, sem efetivar qualquer alteração no veículo.
Depois de fazer considerações a respeito da publicidade enganosa efetivada pela montadora do veículo, bem como a respeito do dano moral e material sofrido, a autora requereu a procedência da ação, com a condenação da Savarauto ao pagamento de indenização por danos materiais no valor de R$ 27 mil e danos morais.
A Savarauto contestou, rechaçando a alegação de que o lançamento do automóvel B180 tivesse provocado a desvalorização do veículo adquirido pela demandante.
Acrescentou que a diferença entre o valor pago pela autora pelo modelo B 170 e o valor de venda do modelo B 180 seria de no máximo R$ 16 mil.
Em 1ª instância, a ação
foi extinta sem julgamento do mérito, em razão da ilegitimidade passiva
da concessionária para responder. Inconformada com a decisão, a autora
apelou ao Tribunal de Justiça sustentando que o comerciante do veículo
responde de forma solidária com o fabricante pelos vícios de qualidade
do produto, nos termos do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor
(CDC). Afirmou que se trata de vício de qualidade que diminui o valor do
bem, em decorrência da ofensa ao dever de informar.
Apelação
Ora, quem lança veículos da
marca Mercedes-Benz no mercado, determina as estratégias de marketing e
vendas e realiza a publicidade correspondente é a fabricante, e não a
comerciante do bem, diz o voto do relator do recurso, Desembargador Paulo Roberto Lessa Franz. Percebe-se
que os fatos são imputados exclusivamente à fabricante do veículo, não à
sua comerciante, motivo porque deve ser mantido o juízo terminativo do
feito, por ilegitimidade passiva da revendedora.
O relator destacou que o caso não se
enquadra nas hipóteses de vício do produto, que ensejaria a
responsabilidade solidária entre fabricante e comerciante, nos termos do
artigo 18 do CDC: A alegação da inicial é, unicamente, de
desvalorização do bem, em decorrência da prática abusiva do lançamento
de carro idêntico no mercado, com outro nome e valor superior, o que
nada se assemelha a vício do produto, acrescenta o Desembargador Franz.
Também participaram do julgamento os Desembargadores Túlio Martins e Marcelo Cezar Müller.
Apelação nº 70049155104
Fonte: Notícias do TJ/RS, 31/08/2012 (copiado na íntegra)
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