A Universidade como uma corrente básica de Civilização

"A universidade é um repositório da herança intelectual. A qualidade e a importância da pesquisa e da educação nela realizadas podem determinar o destino de uma nação, de uma sociedade, de toda a civilização. Onde prospera o saber as pessoas prosperam. As antigas civilizações demonstram a verdade dessas afirmações" (Daisaku Ikeda - Fundador da Universidade Soka do Japão)

domingo, 15 de maio de 2011

2ª fase da OAB - Peça prática

Lembrete importante para a 2ª fase da OAB:

Na 2ª fase da OAB, muitos candidatos preferem fazer Direito Penal porque acham que têm menos peças para estudar. No entanto, sempre digo aos meus alunos que Direito Processual Civil é mais fácil, pois os requisitos de qualquer petição inicial estão no art. 282 do CPC. É só seguir aquela ordem na confecção da petição inicial. O que muda são os pedidos e é só adaptá-los ao tipo de processo (conhecimento, cautelar ou execução) e ao rito (especial, sumário ou ordinário). Sabendo os requisitos do art. 282 do CPC, o candidato praticamente aprendeu a fazer todas as petições iniciais.

Não se esqueça de escrever de forma inteligível, sem garranchos. FACILITE a vida do examinador.

Ao elaborar a peça, evite escrever abreviadamente as palavras. Por exemplo, escreva Código de Processo Civil ao invés de CPC; Excelentíssimo Senhor Doutor ao invés de Exmo. Sr. Dr.; Vossa Excelência ao invés de V.Exa.; Superior Tribunal de Justiça ao invés de STJ etc.

E o mais importante: não identifique a prova. Não coloque nada que identifique o candidato como, colocar o endereço das partes na peça, assinar a peça ao final, inventar nomes etc.

Para quem quiser aprender a fazer petição inicial consulte minha obra: NISHIYAMA, Adolfo Mamoru. Prática de direito processual civil. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário