A Universidade como uma corrente básica de Civilização

"A universidade é um repositório da herança intelectual. A qualidade e a importância da pesquisa e da educação nela realizadas podem determinar o destino de uma nação, de uma sociedade, de toda a civilização. Onde prospera o saber as pessoas prosperam. As antigas civilizações demonstram a verdade dessas afirmações" (Daisaku Ikeda - Fundador da Universidade Soka do Japão)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Teoria geral do direito constitucional

Diferença entre constituição e carta constitucional

Usualmente a doutrina costuma utilizar-se das expressões “Constituição” e “Carta Constitucional” para designarem o mesmo significado. No entanto, em relação à origem do Texto Constitucional pode-se fazer uma diferenciação entre ambas.

A “Constituição” propriamente dita, é a Lei Fundamental do Estado de origem democrática que é fruto de uma Assembleia Nacional Constituinte (representantes do povo eleitos com a tarefa de discutir, deliberar e promulgar a Magna Carta). Por exemplo, a atual constituição brasileira.
Já a “Carta Constitucional” é aquela que é imposta por uma pessoa ou grupo de pessoas que tomam o Poder. Por exemplo, a carta constitucional brasileira de 1937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário