A Universidade como uma corrente básica de Civilização

"A universidade é um repositório da herança intelectual. A qualidade e a importância da pesquisa e da educação nela realizadas podem determinar o destino de uma nação, de uma sociedade, de toda a civilização. Onde prospera o saber as pessoas prosperam. As antigas civilizações demonstram a verdade dessas afirmações" (Daisaku Ikeda - Fundador da Universidade Soka do Japão)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Concurso Ministério Público

Estão abertos 2 concursos: (a) para o Ministério Público do Estado de São Paulo e (b) para o Ministério Público Federal. Assim, caro concurseiro, é bom dar uma lida, para a 1ª fase:

(1) No art. 129 da CF, sobre as funções institucionais do Ministério Público. Atenção: São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional (não se esqueça).

(2) No art. 130-A da CF, sobre a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, em especial sobre a quantidade de membros (14 membros) e a forma de ingresso: nomeação pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de 2 anos, admitida uma recondução. Atenção: O Presidente do Conselho Federal da OAB não é integrante do CNMP, mas oficiará junto ao Conselho (CF, art. 130-A, § 4º).

(3) No art. 36, III, da CF, sobre a legitimidade exclusiva do Procurador-Geral da República para o ajuizamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva perante o STF.

(4) No art. 170 da CF, sobre os princípios da ordem econômica.

(5) No art. 225 da CF, sobre o meio ambiente.

(6) No art. 226 da CF, sobre a família, a criança, o adolescente, o jovem e o idoso. Atenção: Estude principalmente as alterações da EC n. 65, de 13-7-2010.

(7) No art. 231 da CF, sobre os índios. Atenção: Leiam bastante este artigo, principalmente os candidatos ao Ministério Público Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário